Biomoléculas: Tema gerador doce-de-leite
Este artigo é parte de uma série em três partes sobre o trabalho desenvolvido por Paulo Henrique de Souza.
Para saber mais sobre o trabalho de pesquisa do Paulo clique aqui.
Para ler artigos anteriores deste série clique no link abaixo:
Leite como tema gerador no ensino de química.
Queijo como tema gerador no ensino de química.
Dinâmicas investigativas com o doce de leite
Paulo indica 5 atividades didáticas que podem ser utilizadas na primeira etapa da aula:problematização.
Aqui o professor propõe problemas aos alunos, baseando-se em diferentes situações envolvendo o doce de leite.
Objetivos de aprendizagem no tema gerador doce de leite
Esta etapa ocorre após a problematização. Aqui surge a pergunta: Quais conceitos científicos podemos abordar utilizando este tema gerador?
Em seu trabalho Paulo sugere algumas possíbilidades para objetivos de aprendizagem e contextualização.
Para fazer o download de um material de suporte teórico preparado por ele clique aqui.
Avaliação do processo de aprendizagem
Aqui o professor pode propor diferentes atividades, onde o aluno deve utilizar os conhecimentos adquiridos.
Os alunos podem elaborar textos, cartazes, montagens, participar de dinâmicas em grupo, onde os conhecimentos adquiridos são mobilizados.
Como um exemplo vamos usar o experimento Conhecendo as Reações de Maillard
Depois de abordar sobre o impacto das reações de Maillard na produção do doce de leite, os alunos poderiam ser orientados a elaborar um panfleto explicativo sobre a importância da valorização de saberes tradicionais como o do doce de leite.


Comentários