Biomoléculas: Tema gerador leite
O que são os temas geradores?
Atualmente a disciplina de Química é palco para o desinteresse, a dificuldade e o não aprendizado pelos alunos do Ensino Médio. Uma das perguntas que fazemos ao nos depararmos com esta realidade é: qual a causa destes desafios? O motivo destas dificuldades?
São diversos os fatores relacionados aos desafios e dificuldades enfrentados no ensino de química. Podemos destacar alguns deles, tais como pouco tempo de aula, aos recursos metodológicos e estruturais inadequados e também à necessidade de maior esforço intelectual de abstração, por parte dos alunos, para adquirir esse conhecimento.
Fazendo uma discussão sobre estes aspectos, Paulo Henrique de Souza propõe que o tema gerador Leite pode ser usado no ensino de química para a aprendizagem de bioquímica de carboidratos. Em sua dissertação de mestrado ele faz uma abordagem sobre este assunto, assim como o desenvolvimento de um material didático para que professores de química possam se inspirar e referenciar, aplicando estas metodologias na sala de aula.
O uso de temas geradores pressupõe um estudo da realidade, de problemas extraídos do cotidiano dos alunos, buscando alternativas viáveis para a solução dos problemas emergentes do seu contexto social. Ao empregar temas geradores observamos três etapas, chamados “momentos pedagógicos”, que são: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento.
Quando conteúdos de Bioquímica são abordados dentro da disciplina de Química, isso ocorre com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, ou seja, nos anos finais. É uma ciência onde química e biologia se interelacionam, já que a química é utilizada para explicar processos que ocorrem nos organismos vivos, este último objeto de estudo da biologia.
Discussões conceituais sobre biomoléculas como polissácarídeos, carboidratos, lipídeos e ácidos nucleicos são geralmente o foco da bioquímica quando está inserida em cursos de química do Ensino Médio.
Tratando o leite como tema gerador, trazemos a possibilidade de abordar caseinas(proteínas) e gorduras do leite sua relação com solubilidade, pH e características fisico-químicas. Assim como a opurtunidade de tratar de temas relevantes como a segurança alimentar, abordando sobre fraude do leite o que abre caminho para discussões conceituais sobre densidade, oxido-redução, titulação entre outros.
Paulo desenvolveu um material muito diverso, fornecendo ao professor muitas possibilidades de aplicação em sala de aula.
Vamos ver?
Experimentação investigativa com o leite
Paulo indica 7 atividades experimentais que podem ser utilizadas na primeira etapa:problematização.
Aqui o professor propõe problemas aos alunos, baseando-se em diferentes situações envolvendo o leite.
Aqui Paulo não sugere um experimento, mas eu deixo uma atividade experimental interessante para realizar com seus alunos identificando alduterações no leite.
BAIXE AQUI o guia do professor.
Objetivos de aprendizagem no tema gerador leite
Quais conceitos científicos podemos abordar utilizando este tema gerador?
Em seu trabalho Paulo sugere algumas possíbilidades para objetivos de aprendizagem e contextualização.
Para fazer o download de um material de suporte teórico preparado por ele clique aqui.
Avaliação do processo de aprendizagem
Aqui o professor pode propor diferentes atividades, onde o aluno deve utilizar os conhecimentos adquiridos.
Os alunos podem elaborar textos, cartazes, montagens, participar de dinâmicas em grupo, onde os conhecimentos adquiridos são mobilizados.
Como um exemplo vamos usar o experimento Leite adulterado e seus perigos biológicos
Depois de abordar sobre a adulteração do leite e discutir implicações sobre a características fisico-químicas do leite (acidez, pH, densidade, cor)
Na aplicação do conhecimento ele pode propor a seguinte questão:
Foi sugerido a um produtor adicionar ácido bórico ou formol para evitar o azedume do leite. Ou ainda sacarose para "fazer render" o leite. Esta prática seria correta?
Qual seria a função destas adulterações? Que riscos do consumo deste leite adulterado poderia trazer?
O professor aqui mudou um pouco o contexto da problematização inicial. Mais considerando se o ensino promoveu aprendizagem significativa dos conceitos abordados, o aluno consegue correlacionar as duas situações problemas, e mobilizar os conhecimentos adquiridos para resolver esta nova problematização.


Comentários