Tema Biogás: Planos de aula para reações de oxidação

Biogás: Planos de aula sobre reações de oxidação
Universidade Federal da Grande Dourados. Tatiane de Oliveira Pereira (2015).

Veja baixo duas opções de planos de aula para o ensino de reações de oxidação usando o tema biogás.

Opção 1: Contruindo Biodigestores

Esta sequência de ensino elaborada por Tatiane de Oliveira Pereira como parte de sua pesquisa de mestrado.

Ela apresenta duas atividades

Aula expositiva dialogada
O que é bioenergia?
O que é um biodigestor?
O que é o biogás?
Produção de biogás e o crédito de carbono.
Processo do biodigestor (hidrólise, acidogênese e metanogênese.
Utilizações do biodigestor e seus principais benefícios.
Conceitos químicos relacionados ao biodigestor (reação de decomposição, reação de combustão, entalpia e gases).
Fatores que afetam a produção de biogás.
Substratos utilizados como biomassa e locais propícios para a construção de biodigestor.
Proposta da construção de um micro biodigestor.
Contrução de um microbiodigestor
Um microbiodigestor de PVC foi montado na escola, e os alunos deveriam analizar seu funcionamento por um período de quinze a vinte dias. Os alunos construiram um gráfico onde acompanhavam o quantidade de biogás liberada ao longo do período.
Em seguida os alunos deveriam propor um modelo de biodigestor, construí-lo e analisar seu funcionamento, medindo o volume de biogás produzido.
Avaliação
Questionário

Faça o download da sequência de ensino elaborada por Tatiane clicando aqui.

Opção 2: Biogás e sustentabilidade

Esta sequência didática foi elaborada por Francisca Liliane de Macedo como parte de sua pesquisa de mestrado.

Ela esta dividida em 3 etapas:

Introdução ao conceito de desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade, recursos naturais, fontes renovaveis de energia.
Produzindo biogás
Biodigestor, fermentação anaeróbica, montagem de um biodigestor e demostração de seu funcionamento.
Uso do biogas e reação de combustão (oxidação).
Uma conversa sobre Sustentabilidade
Os alunos são divididos em frupos e cada um recebe um tema:
Combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral e gás natural;
Hidrelétricas e energia das marés e hidrogênio;
Combustíveis nucleares (urânio e plutônio);
Carvão vegetal, madeira e metanol;
Biodiesel, biogás e etanol; Energia eólica e solar.
Cada grupo prepara um relatório escrito com argumentos sobre as vantagens e desvantagens da fonte de energia ou combustível escolhido.
Em seguida será realizado um debate onde cada grupo vai defender sua fonte energética, respondendo perguntas feitas pelos outros grupos.

Faça o download da sequência didática elaborada por Francisca clicando aqui.


Gostou desta postagem? Então compartilhe este post com um amigo! É facil, clique no roxinho, tem um no topo da página e outro logo abaixo.

Se você gosta dos nosso posts, e quer saber sempre que tiver uma nova postagem então se inscreva nas nossas redes sociais. Clique nas caixinhas ao lado.

Você experimentou estas atividades na sua sala de aula? Tem dúvidas? Sugestões? Então compartilhe com a gente, deixe uma mensagem no formulario abaixo.

Comentários