Visão e suas anomalias no ensino de óptica
O ensino de óptica
Reginaldo de Oliveira Borges e Hamilton Perez S. Corrêa relatam uma abordagem unindo os Três Momentos Pedagógicos à dinâmica de grupo para o ensino de óptica. Em um artigo publicado no periódico Experiências em Ensino de Ciências uma estratégia de ensino utilizando leitura de textos,visualização de vídeos, atividades práticas, dinâmicas de grupo e roda de conversa é apresentada.
Esta estratégia de ensino foi dividida por Reginaldo e Hamilton em momentos denominados encontros. Foram necessários 15 encontros divididos em três momentos pedagógicos: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento.
Se você está buscando atividades educativas que possam auxiliar no ensino de óptica, esta sequência didática pode ajuda-lo, já que apresenta diversas atividades experimentais, dinamicas de grupo e discussões. Mesmo que não haja possibilidade de desenvolver todas as etapas que são mostradas é possível introduzir uma ou mais atividades que auxiliem para um ensino reflexivo orientado pelos saberes cotidiano dos alunos.
Problematização inicial
Realização de quatro dinâmicas que simulam a ausência da visão e uma que simula a visão parcial.
Algumas imagens foram apresentadas aos alunos para que discutissem impressões e interpretações. Clique aqui para baixar um arquivo com 10 imagens para apresentar ou imprimir para seus alunos.
Buscando esclarecer as dúvidas que surgiram na atividade anterior os alunos constroem um modelo 2D do olho humano.
O texto" "Metade da população do Brasil e do mundo será míope em 2050" foi trabalhado com os alunos. O objetivo deste encontro foi a problematização dos tópicos abordados, pela elaboração de questões relevantes sobre a visão e suas anomalias. Você pode fazer um dowload do texto aqui.
Organização do conhecimento
Aqui o objetivo é estabelecer relações com o cotidiano doa alunos em uma perspectiva de construção histórica. Os autores disponibilizam um link para o download de um material teórico desenvolvido por eles para auxiliar as discussões. Se preferir pode baixa-lo aqui.
Reflexão, tipos de espelhos, refração, tipos de lentes e natureza eletromagnética da luz, representação 2D e 3D do olho, formação da imagem na retina, anomalias visuais.
Os alunos constroem novos modelos do olho humano, e confrontam com os modelos antigos contruídos na problematização inicial.
Exploração de um quadro óptico magnético para discussão do olho emetrope (visão normal), hipermetrope e míope.
Aula expositiva dialogada explorando os conceitos de ceratocone, estrabismo, daltonismo, catarata, glaucoma e perfuração da córnea. Para subsidiar as discussões, os alunos receberam o texto “Danos causados pela radiação UV”.
Os alunos realizaram uma pesquisa buscando unidades de saúde em sua cidade poderiam oferecer a população um atendimento público preventivo ou curativo da visão.
Aplicação do conhecimento
O questionário utilizado pelos autores não foi compartilhado. Contudo você encontra algumas sugestões de perguntas abaixo:
Como nossos olhos diferenciam as cores?
Qual a diferença entre miopia, hipermetropia e astigmatismo?
Cite quatro exemplos das sutilezas da visão que levam às conhecidas ilusões de óptica
Os alunos trabalharam a questão: O uso de óculos com lentes piratas pode causar danos irreversíveis aos olhos?. Durantes as reflexões os alunos também trabalharam sobre o uso excessivo de tecnologias de comunicação em ambientes profissionais, sociais e escolares, que levam a um excesso de exposição a telas ativas, responsáveis por causar diversos danos à visão.
Foi proposto aos alunos uma discussão sobre os problemas encontrados pela população para ter acesso a médicos oftalmologistas e as unidades básicas para atendimento à saúde do olho.
Como solução os alunos propuseram a elaboração de uma carta de reivindicação dirigida aos gestores públicos do estado e do município.
Gostou desta postagem? Então compartilhe este post com um amigo! É facil, clique no roxinho, tem um no topo da página e outro logo abaixo.
Se você gosta dos nosso posts, e quer saber sempre que tiver uma nova postagem então se inscreva nas nossas redes sociais. Clique nas caixinhas ao lado.
Você experimentou estas atividades na sua sala de aula? Tem dúvidas? Sugestões? Então compartilhe com a gente, deixe uma mensagem no formulario abaixo.





Comentários