Perfísica: aprendendo física com jogos de tabuleiro
Como surgiu o jogo?
Este jogo foi desenvolvido como parte de uma estátégia para retomada de conhecimentos de Física.
A elaboração do jogo está situada em diálogo com a perspectiva histórico-cultural. Em um artigo publicado no períódico Investigações em Ensino de Ciências a autora Marta Maximo-Pereira descreve o desenvolvimento e a aplicação do jogo em um contexto de pesquisa.
Ele foi aplicado em uma turma de 2o ano do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico em Automação Industrial de uma instituição federal de ensino, no ano de 2018.
São autores do jogo:
Todo material necessário para jogar 'perfisica' pode ser baixado no site da educapes aqui.
Você também pode baixar o jogo 'Perfísica' utilizando os links abaixo
Como jogar?
Além do tabuleiro e das cartas você precisa providenciar:
Estes podem ser tampinhas de garrafa PET, circulos de papel, pecinhas de lego ou qualquer outro objeto pequeno que possa ser colocado nas casas do tabuleiro.
O jogo apresenta 65 cartas dividivas entre 4 categorias: físico, conceito, fenômeno e lei, princípio ou modelo matemático.
Cada carta possui um nome relativo a uma das quatro categorias e 12 dicas, nas quais há explicações e afirmações científicas relativas ao nome da carta.
O objetivo do jogo é adivinhar o maior número de nomes de cartas, por meio das dicas lidas, para assim poder percorrer rapidamente as casas e chegar primeiro ao fim do tabuleiro.
Para jogar é só seguir os passos abaixo:
Gostou desta postagem? Então compartilhe este post com um amigo! É facil, clique no roxinho, tem um no topo da página e outro logo abaixo.
Se você gosta dos nosso posts, e quer saber sempre que tiver uma nova postagem então se inscreva nas nossas redes sociais. Clique nas caixinhas ao lado.
Você experimentou estas atividades na sua sala de aula? Tem dúvidas? Sugestões? Então compartilhe com a gente, deixe uma mensagem no formulario abaixo.

Comentários