Plano de aula de microbiologia com experimentação
Buscando novas metodologias de ensino
Os conteúdos de microbiologia são muitas vezes abordados durante o ensino médio de forma fragmentada e indireta. Desta forma os alunos utilizam os conhecimentos microbiológicos básicos, mas não associam tais conhecimentos ao estudo da Microbiologia.
Em meio a esta discussão Elyka Fernanda Pereira de Melo ressalta que os conhecimentos de Microbiologia, são relevantes, ja que podem motivar o estudante a compreender a influência dos micro-organismos no seu dia a dia, relacionando-os com a propagação de doenças, higiene pessoal, ciclagem de nutrientes, processos industriais, produção de alimentos, medicamentos e outras atividades.
Em sua dissertação de mestrado Elyka propõe uma sequência didática para abordar conhecimentos de microbiologia, de forma contextualizada, problematizadora e investigativa.
Esta sequência didática foi trabalhada com alunos do 2˚ ano de ensino medio, e compreende 11 aulas de 50 minutos, e está dividida em 4 atividades.
Momentos da atividade 1
| 1 | Levantamento dos conhecimentos prévios: O que é Microbiologia? O que são micro-organismos? Você consegue perceber alguma relação dos micro-organismos com o seu dia a dia? Qual seria? |
| 2 | Leitura individual de dois textos: “As bactérias na indústria” e “Os fungos e o ser humano”. |
| 3 | Os alunos foram divididos em grupos com cinco estudantes. Cada grupo recebeu: uma folha de papel pardo, cola branca, pinceis atômicos, revistas e tesoura. Eles foram orientados a construir cartazes sobre o conceito de Microbiologia, com imagens e/ou desenhos. Os cartazes foram expostos oralmente. |
| 4 | Os alunos receberam uma atividade extra-classe. Eles foram orientados a realizar uma pesquisa individual e por escrito sobre as principais relações da Microbiologia com a higiene. A atividade foi recolhida na aula seguinte. |
Momentos da atividade 2
| 1 | Discussão dos trabalhos extra-classe entregue pelos alunos. Questionamento: Vocês têm o hábito de sempre lavar as mãos? De que formam fazem? |
| 2 | Os estudantes assistiram o vídeo da música “Lavar as Mãos”, do grupo Palavra Cantada. Em uma roda de discussão o professor indagou: O que achavam que na música tinha a ver com micro-organismos? |
| 3 | Atividade lavagem das mãos |
| 4 | Os alunos assistiram o vídeo da Dra. Cynthia Kyaw, professora da Universidade de Brasília (UnB), com o título “Por que lavar as mãos? Uma história microbiológica”. |
| 5 | O professor mediou uma discussão sobre a relação entre manter as mãos limpas e ter uma microbiota saudável. Foi realizado o questionamento: “Os micro-organismos só podem ser encontrados nas mãos ou eles podem estar em todos os lugares?” |
Momentos da atividade 3
| 1 | O professor retomou o questionamento: “Os micro-organismos só podem ser encontrados nas mãos ou eles podem estar em todos os lugares?”. Os alunos apresentaram suas hipóteses. |
| 2 | Os alunos foram para o laboratório e receberam um roteiro experimental, para o praparo de meio de cultura estéril. |
| 3 | Os alunos foram divididos em grupos de cinco estudantes. Um sorteio foi realizado definindo o local onde o grupo coletaria amostras em superfícies dentro da escola. |
| 4 | De posse dos meios de cultura e cotonetes, os alunos coletaram amostras em diferentes superficies e inocularam o meio de cultura. As amostras foram incubadas a 36˚C, e os alunos tiraram fotos do meio depois de 24 e 48 horas. |
| 5 | Para analisar o resultado do experimento foram propostas 3 perguntas: Ocorreu alguma coisa nos meios de cultura? Em qual(is) meio de cultura houve maior proliferação de micro-organismos? Vocês acham que há alguma ligação entre a proliferação dos micro-organismos e a higiene? |
| 6 | As hipóteses inicialmente elaboradas foram confrontadas e realizou-se uma roda de discussão, para a comunicação dos resultados e a sistematização do conhecimento. |
| 7 | Os estudantes elaboraram um relatório em grupo, no qual abordaram as hipóteses levantadas, coleta do material, a forma de observação, os resultados obtidos, discussão e conclusão. |
| 8 | Os alunos realizaram uma análise macroscópica das colônias. |
Momentos da atividade 4
| 1 | Os alunos foram divididos em dois grupos, cada um recebeu uma receita de pão caseiro (Receita A e B). Foram propostas duas questões: O que faz a massa do pão aumentar de tamanho? Qual a função do açúcar nesse processo? O que vocês esperam que aconteça com o produto final das receitas A e B? |
| 2 | Utilizando a cozinha da escola os estudantes fabricaram seus pães, analisando e anotando suas observações durante o desenvolvimento de cada um dos processos, desde a preparação do fermento, mistura dos ingredientes, tempo de descanso e tempo de forneamento da massa. |
| 3 | A professora ministrou uma aula expositiva sobre o histórico da produção de pães e o processo de fermentação pelas levedura Saccharomyces cerevisiae. |
| 4 | A partir dos resultados da produção dos pães, promoveu-se uma roda de discussão, e as hipóteses elaboradas na problematização inicial foram retomadas, e confrontadas e, realizou-se uma roda de discussão, para a comunicação dos resultados e a sistematização do conhecimento. |
| 5 | Os alunos foram convidados a participar de um momento de reflexão e socialização em grupo, retomando os cartazes elaborados na primeira atividade e seus conhecimentos prévios. Este momento permitiu uma análise da construção do conhecimento ou da aprendizagem dos assuntos trabalhados. |
Faça download desta sequência didática aqui.

Comentários