Plano de aula de microbiologia com experimentação

Plano de aula de microbiologia para o ensino médio
BNCC EM13CNT202; EM13CNT306; EM13CNT301

Buscando novas metodologias de ensino

atividades experimentais microbiologia
Universidade de Brasília. Elyka Fernanda Pereira de Melo.

Os conteúdos de microbiologia são muitas vezes abordados durante o ensino médio de forma fragmentada e indireta. Desta forma os alunos utilizam os conhecimentos microbiológicos básicos, mas não associam tais conhecimentos ao estudo da Microbiologia.

Em meio a esta discussão Elyka Fernanda Pereira de Melo ressalta que os conhecimentos de Microbiologia, são relevantes, ja que podem motivar o estudante a compreender a influência dos micro-organismos no seu dia a dia, relacionando-os com a propagação de doenças, higiene pessoal, ciclagem de nutrientes, processos industriais, produção de alimentos, medicamentos e outras atividades.

Em sua dissertação de mestrado Elyka propõe uma sequência didática para abordar conhecimentos de microbiologia, de forma contextualizada, problematizadora e investigativa.

Esta sequência didática foi trabalhada com alunos do 2˚ ano de ensino medio, e compreende 11 aulas de 50 minutos, e está dividida em 4 atividades.

Atividade 1: Conhecimentos prévios

Momentos da atividade 1

1 Levantamento dos conhecimentos prévios: O que é Microbiologia? O que são micro-organismos? Você consegue perceber alguma relação dos micro-organismos com o seu dia a dia? Qual seria?
2 Leitura individual de dois textos: “As bactérias na indústria” e “Os fungos e o ser humano”.
3 Os alunos foram divididos em grupos com cinco estudantes. Cada grupo recebeu: uma folha de papel pardo, cola branca, pinceis atômicos, revistas e tesoura. Eles foram orientados a construir cartazes sobre o conceito de Microbiologia, com imagens e/ou desenhos. Os cartazes foram expostos oralmente.
4 Os alunos receberam uma atividade extra-classe. Eles foram orientados a realizar uma pesquisa individual e por escrito sobre as principais relações da Microbiologia com a higiene. A atividade foi recolhida na aula seguinte.
Atividade 2: Higienização das mãos

Momentos da atividade 2

1 Discussão dos trabalhos extra-classe entregue pelos alunos. Questionamento: Vocês têm o hábito de sempre lavar as mãos? De que formam fazem?
2 Os estudantes assistiram o vídeo da música “Lavar as Mãos”, do grupo Palavra Cantada. Em uma roda de discussão o professor indagou: O que achavam que na música tinha a ver com micro-organismos?
3 Atividade lavagem das mãos
4 Os alunos assistiram o vídeo da Dra. Cynthia Kyaw, professora da Universidade de Brasília (UnB), com o título “Por que lavar as mãos? Uma história microbiológica”.
5 O professor mediou uma discussão sobre a relação entre manter as mãos limpas e ter uma microbiota saudável. Foi realizado o questionamento: “Os micro-organismos só podem ser encontrados nas mãos ou eles podem estar em todos os lugares?”
Atividade 3: Cultivo de micro-organismos

Momentos da atividade 3

1 O professor retomou o questionamento: “Os micro-organismos só podem ser encontrados nas mãos ou eles podem estar em todos os lugares?”. Os alunos apresentaram suas hipóteses.
2 Os alunos foram para o laboratório e receberam um roteiro experimental, para o praparo de meio de cultura estéril.
3 Os alunos foram divididos em grupos de cinco estudantes. Um sorteio foi realizado definindo o local onde o grupo coletaria amostras em superfícies dentro da escola.
4 De posse dos meios de cultura e cotonetes, os alunos coletaram amostras em diferentes superficies e inocularam o meio de cultura. As amostras foram incubadas a 36˚C, e os alunos tiraram fotos do meio depois de 24 e 48 horas.
5 Para analisar o resultado do experimento foram propostas 3 perguntas: Ocorreu alguma coisa nos meios de cultura? Em qual(is) meio de cultura houve maior proliferação de micro-organismos? Vocês acham que há alguma ligação entre a proliferação dos micro-organismos e a higiene?
6 As hipóteses inicialmente elaboradas foram confrontadas e realizou-se uma roda de discussão, para a comunicação dos resultados e a sistematização do conhecimento.
7 Os estudantes elaboraram um relatório em grupo, no qual abordaram as hipóteses levantadas, coleta do material, a forma de observação, os resultados obtidos, discussão e conclusão.
8 Os alunos realizaram uma análise macroscópica das colônias.
Atividade 4:Fermentação por Saccharomyces cerevisiae

Momentos da atividade 4

1 Os alunos foram divididos em dois grupos, cada um recebeu uma receita de pão caseiro (Receita A e B). Foram propostas duas questões: O que faz a massa do pão aumentar de tamanho? Qual a função do açúcar nesse processo? O que vocês esperam que aconteça com o produto final das receitas A e B?
2 Utilizando a cozinha da escola os estudantes fabricaram seus pães, analisando e anotando suas observações durante o desenvolvimento de cada um dos processos, desde a preparação do fermento, mistura dos ingredientes, tempo de descanso e tempo de forneamento da massa.
3 A professora ministrou uma aula expositiva sobre o histórico da produção de pães e o processo de fermentação pelas levedura Saccharomyces cerevisiae.
4 A partir dos resultados da produção dos pães, promoveu-se uma roda de discussão, e as hipóteses elaboradas na problematização inicial foram retomadas, e confrontadas e, realizou-se uma roda de discussão, para a comunicação dos resultados e a sistematização do conhecimento.
5 Os alunos foram convidados a participar de um momento de reflexão e socialização em grupo, retomando os cartazes elaborados na primeira atividade e seus conhecimentos prévios. Este momento permitiu uma análise da construção do conhecimento ou da aprendizagem dos assuntos trabalhados.

Faça download desta sequência didática aqui.

Comentários