Plano de aula sobre energia nuclear usando o site Phet
Educação CTS no ensino de Ciências
Buscando associar o tema Energia Nuclear a prática social, ao exercício consciente da cidadania, a autonomia intelectual e às relações de trabalho, Samuel Machado Pires elaborou uma sequência didática em seu mestrado.
Samuel usa a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), que incorpora os conceitos físicos envolvidos, assim como as implicações socioambientais, políticas e econômicas do uso deste tipo de energia.
Esta sequência didática apresenta 6 momentos distintos:
Baixe aqui os materiais desta sequência didática.
Fissão nuclear
O PHET é um website administrado pela Universidade de Colorado, nos Estados Unidos. Ali podemos encontrar simulações gráficas para explorar diversos fenômenos da química, física e biologia.
A simulação "Fissão Nuclear", foi utilizada na segunda aula da sequência didática, com o objetivo de que ao final da atividade os alunos possam:
Clique na imagem abaixo para abrir a simulação.
Ao interagir e explorar a simulação, alunos foram orientados a responder algumas perguntas:
Enquanto os alunos exploram a simulação buscando responder as perguntas, o professor atua como mediador fazendo intervenções que contribuam para a aprendizagem.
Esta simulação também pode ser baixada e instalada em um computador sem internet, o que torna a atividade mais acessível.
Debate simulado
Na aula anterior ao debate os alunos assistiram vídeos que forneciam informações e perspectivas sobre segurança e impactos sociais de usinas nucleares, particularmente a usina de angra dos reis.
Aqui os alunos deveriam fazer anotações e compilar argumentos para o debate.
Um destes vídeos é uma reportagem do fantástico sobre as usinas de Angra.
O Outro vídeo é um episódio do expressão nacional, um debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil. Infelizmente em agosto de 2021 o video parece estar indisponivel no site da câmara dos deputados.
Algumas sugestões que podem ser usadas por aqueles que não puderem acessar o vídeo do expressão nacional:
O futuro da energia nuclear em debate
A classe é então dividida em Mediador, Grupo A e Grupo B.
É a favor do investimento em energia nuclear. Os componetes do grupo A são:
Economistas a favor – discute os custos envolvidos e a demanda por energia para o crescimento econômico.
Ambientalistas a favor – discute o impacto ambiental e outras possibilidade de fontes de energia.
Moradores de Angra dos Reis-RJ a favor – discute como a usina afeta suas vidas.
Moradores de Caetité-BA a favor – discute como a mineração afeta suas vidas.
Engenheiros, técnicos e profissionais afins a favor – discutem os aspectos técnico-científicos.
Políticos a favor – tentam aglutinar todos os aspectos.
Contra o investimento em energia nuclear. Os componetes do grupo B são:
Economistas contra – discute os custos envolvidos e a demanda por energia para o crescimento econômico.
Ambientalistas contra – discute o impacto ambiental e outras possibilidade de fontes de energia.
Moradores de Angra dos Reis-RJ contra – discute como a usina afeta suas vidas.
Moradores de Caetité-BA contra – discute como a mineração afeta suas vidas.
Políticos contra – tentam aglutinar todos os aspectos.
Após assistir aos videos e formar os grupos os alunos devem preencher os formulários que constam do material do aluno. Ali os grupos descrevem opiniões e argumentos que defenderão durante o debate.
Para começar o debate o mediador apresenta um resumo da questão a ser debatida e as regras do debate. Depois O mediador sorteia o grupo que fará a primeira pergunta.
A apresentação do argumento deve ser feita por um membro do grupo.
Após a resposta, passa-se a vez à segunda equipe que, da mesma forma, irá apresentar seu argumento.
São executadas pelo menos duas rodadas como esta, sendo que em cada uma delas pode-se adotar réplicas e tréplicas.
Comentários