Jogo didático Física na energia
Trazendo motivação e interesse
A física é uma ciência que estuda os fenômenos da naturais e da tecnologia, e a aprendizagem de conteúdos nesta disciplina contribui para a construção cultural e social do sujeito, ja que permitem compreender o universo que o rodeia.
Entretanto, alunos encontram muitas dificuldades na aprendizagem, alegando conteúdos difíceis, muitos cálculos, falta de motivação, metodologias maçantes como os principais motivos para esta realidade.
Uma estratégia para contornar estes desafios é buscar metodologias de ensino que despertem a curiosidade do aluno, fazendo com que ele tenha interesse pelos conteúdos abordados.
O Jogo didático é uma das opções que o professor tem para estimular os alunos para a aprendizagem de conteúdos de física, desafiando-os a produzir e solucionar situações-problemas.
Essa discussão é levantada por Fabiana Aparecida Santos Uyeda em sua dissertação de mestrado.
Ela idealizou, elaborou e realizou o desenvolvimento de 13 jogos didáticos para a disciplina de física.
Um dos seus objetivos com esse trabalho foi, oferecer aos professores e alunos do Ensino Médio uma coleção de jogos educacionais com os conteúdos de Física, como material de natureza didática voltado para a aprendizagem de Física em uma atmosfera lúdica, diferenciada e atrativa que desperte a curiosidade dos mesmos, contribuindo para o crescimento por meio da interação.
Neste post vamos conhecer o jogo Fisica na energia, voltado para alunos do 1˚ ano do ensino médio.
Física na energia
O jogo explora diferentes conceitos inseridos no tema energia.
Para começar o jogo é preciso embaralhar as cartas e separar pinos (1 para cada jogador com cores diferentes) e dados.
Cartas de pergunta e resposta e cartas da sorte em montinhos separados.
Em seguida cada jogador deverá escolher uma cor de pino de sua preferência e posicioná-lo na casa de início.
Cada jogador joga o dado, ou gira a roleta, o jogador que tirar o número maior começa, sendo ele seguido pelo jogador á sua direita.
Caso haja empate, os jogadores devem jogar o dado ou girar a roleta novamente.
Um participante deve ficar responsavém por pegar as cartas pergunta e reposta, já que elas mostram a reposta na prórpia carta.
Na sua vez, jogue o dado ou gire a roleta, em seguida responda a questão feita a você, caso acerte o jogador deverá andar o número de casas correspondentes ao que tirou no dado ou na roleta, caso não acerte o jogador deverá permanecer na casa que está.
Quando cair na casa de cor azul, o jogador deve pegar apenas uma carta da sorte, o qual deverá realizar as instruções solicitadas, não devendo pegar a carta de perguntas.
O jogador que chegar na casa FIM, vencerá o jogo Física na Energia.

Comentários