Jogo didático Física na energia

Sequência didática de microbiologia para o ensino médio
Disciplina de física

Trazendo motivação e interesse

A física é uma ciência que estuda os fenômenos da naturais e da tecnologia, e a aprendizagem de conteúdos nesta disciplina contribui para a construção cultural e social do sujeito, ja que permitem compreender o universo que o rodeia.

Entretanto, alunos encontram muitas dificuldades na aprendizagem, alegando conteúdos difíceis, muitos cálculos, falta de motivação, metodologias maçantes como os principais motivos para esta realidade.

Uma estratégia para contornar estes desafios é buscar metodologias de ensino que despertem a curiosidade do aluno, fazendo com que ele tenha interesse pelos conteúdos abordados.

O Jogo didático é uma das opções que o professor tem para estimular os alunos para a aprendizagem de conteúdos de física, desafiando-os a produzir e solucionar situações-problemas.

Essa discussão é levantada por Fabiana Aparecida Santos Uyeda em sua dissertação de mestrado.

Ela idealizou, elaborou e realizou o desenvolvimento de 13 jogos didáticos para a disciplina de física.

Um dos seus objetivos com esse trabalho foi, oferecer aos professores e alunos do Ensino Médio uma coleção de jogos educacionais com os conteúdos de Física, como material de natureza didática voltado para a aprendizagem de Física em uma atmosfera lúdica, diferenciada e atrativa que desperte a curiosidade dos mesmos, contribuindo para o crescimento por meio da interação.

Neste post vamos conhecer o jogo Fisica na energia, voltado para alunos do 1˚ ano do ensino médio.

Jogando o jogo

Física na energia

jogo didático de fisica
Universidade Federal de Alfenas. Fabiana Aparecida Santos Uyeda.

O jogo explora diferentes conceitos inseridos no tema energia.

Conservação de Energia
(mecânica, elástica, gravitacional e cinética)
Transformação de Energia
(química, térmica, sonora, luminosa e cinética)
Energia Renovável
(solar, eólica, geotérmica,biomassa, hidráulica, etc.)
Energia Não-renovável
(petróleo, gás natural, carvão, combustíveis fósseis)

Para começar o jogo é preciso embaralhar as cartas e separar pinos (1 para cada jogador com cores diferentes) e dados.

Cartas de pergunta e resposta e cartas da sorte em montinhos separados.

Em seguida cada jogador deverá escolher uma cor de pino de sua preferência e posicioná-lo na casa de início.

Cada jogador joga o dado, ou gira a roleta, o jogador que tirar o número maior começa, sendo ele seguido pelo jogador á sua direita.

Caso haja empate, os jogadores devem jogar o dado ou girar a roleta novamente.

Um participante deve ficar responsavém por pegar as cartas pergunta e reposta, já que elas mostram a reposta na prórpia carta.

Na sua vez, jogue o dado ou gire a roleta, em seguida responda a questão feita a você, caso acerte o jogador deverá andar o número de casas correspondentes ao que tirou no dado ou na roleta, caso não acerte o jogador deverá permanecer na casa que está.

Quando cair na casa de cor azul, o jogador deve pegar apenas uma carta da sorte, o qual deverá realizar as instruções solicitadas, não devendo pegar a carta de perguntas.

O jogador que chegar na casa FIM, vencerá o jogo Física na Energia.

Tabuleiro, Baixe aqui.
Regras, Baixe aqui.
Cartas, Baixe aqui.

Comentários