Dinâmicas no ensino de polímeros
Estatégia de ensino utilizando dinâmicas em grupo
Buscando trazer motivação para a sala de aula Vanilsa Pereira de Souza, começou a trazer dinâmicas de grupo para sua pratica docente. Quando iniciou seu mestrado em busca de qualificação e aperfeiçoamento, as dinâmicas de grupo naturalmente se tornaram foco de sua pesquisa.
Ela desenvolveu o plano de ensino "polímeros sintéticos e meio ambiente", compreendendo 8 aulas, que está detalhado abaixo:
Faça download deste plano de ensino aqui.
Dinâmica Polímeros Sintéticos em Imagens
Esta dinâmica foi realizada com o objetivo de auxiliar a aprendizagem de conhecimentos relacionados ao tema polímeros. Os alunos deviam identificar polímeros sintéticos em imagens e relacioná-los com o cotidiano.
As cadeiras da sala foram arranjadas em círculo e no centro havia mesas e sobre estas várias revistas do tipo catálogo de itens em geral, colas e tesouras.
Os alunos foram orientados a identificar imagens contendo polímeros, recortar e colar em uma folha de papel.
Como esta dinâmica foi realizada logo apos o debate de um texto sobre plásticos, Vanilza relata que os alunos apresentaram facilidade, em selecionar imagens contendo este tipo de polímero.
Como sugestão pode-se solicitar aos alunos que selecionem duas imagens onde pode-se identificar polímeros, uma com e outra sem plásticos. Esta abordagem pode enriquecer as discussões e prepara-los para a próxima etapa.
Durante o processo de montagem das colagens, o professor pode mediar uma discussão sobre as imagens escolhidas pelos alunos. Aqui os alunos fazem perguntas e tiram dúvidas que possam aparecer durante este processo.
Esta mediação busca preparar os alunos para introdução dos conteúdos classificação de polímeros e reações de polimerização.
Dinâmica Painel Integrado
Esta dinâmica consiste em um debate em grupos, neste exemplo, sobre aplicabilidade de polímeros sintéticos. No trabalho de Vanilza, esta dinâmica foi aplicada logo após uma aula expositiva dialogada sobre classificação de polímeros e reações de polimerização.
Esta dinâmica apresenta duas etapas:
Os alunos foram divididos em quatro equipes, com até seis participantes.
Cada grupo recebeu uma lista de quatro tipos de polímeros sintéticos diferentes.
Cada equipe deveria debater a aplicabilidade do grupo de polímeros sintéticos que recebeu, anotando as ideias relevantes surgidas durante este estudo dirigido.
Em seguida o grupo deveria formular uma conclusão/opinião consensual sobre a aplicabilidade dos polímeros sintéticos.
Após aproximadamente vinte minutos, cada aluno recebeu um número, e foram orientados a formar novos grupos de acordo com a numeração recebida. Ou seja, todos os alunos que receberam o número 1 (um) formaram um novo grupo, todos os alunos que receberam o número 2 (dois) formaram um novo grupo, e assim por diante.
Nessa nova formação de grupos, os alunos puderam relatar as informações obtidas na etapa anterior, debatendo sobre elas, reavaliando-as.
Após quinze minutos, mais ou menos, em forma de plenária geral, os alunos foram solicitados a fazer uma exposição das ideias discutidas nos grupos de trabalho.
Uma observação feita por Vanilza relata que, a tímidez e a insegurança dos alunos ao para falar diante da turma, deixou este debate final com poucos argumentos. É importante considerar que os alunos em muitos casos não estão acostumados com este tipo de atividade, e por isso podem apresentar este comportamento.
Buscar deixa-los a vontade para falar e ser paciente conduzindo a dinâmica com um papel mediador, pode auxiliar neste momento.
Dinâmica Juri simulado
Essa dinâmica teve o objetivo de gerar um debate sobre todos os conhecimentos abordados sobre polímeros, simulando uma sessão de tribunal de júri.
Os polímeros serão julgados em termos de sua impôrtancia para o desenvolvimento da sociedade e o impacto ambiental que causam.
Foram selecionados entre os alunos:
Inicialmente o advogado de defesa, defende os materiais poliméricos baseando-se nos benefícios que estes trazem à humanidade, citando experiências e enfatizando a importância dos polímeros sintéticos.
Em seguida o promotor, acusa os polímeros a partir da realidade concreta de poluição e degradação ao meio ambiente.
Em seguida as testemunhas começaram a ser convocadas, sendo interrogadas primeiramente pela parte que as nomeou e, depois, pela outra parte.
Os jurados, então, se reunem para decidir a sentença.

Comentários