Materiais criativos, motivadores e dinâmicos para o ensino das ciências
!doctype>
Azia e má digestão: Plano de aula de funções inorgânicas
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Plano de aula de funções inorgânicas
BNCC EM13CNT205
Contextualização no ensino de funções inorgânicas
Quando observamos ensino-aprendizagem das funções inorgânicas com metodologias construtivistas, geralmente os temas chuva ácida e efeito estufa são utilizados para abordar estes conceitos com um enfoque CTS. Esta abordagem apresenta aspectos importantes para formar de cidadãos críticos. Contudo para alunos de cidades interioranas, esta abordagem não representa uma situação-problema direta, o que torna a aprendizagem pouco significativa.
Em meio a esta discussão em sua dissertação de mestrado Uliane Macuglia propõe uma alterinativa para o ensino de funções inorgânicas.
Buscando possibilitar que os alunos conectem suas experiências pessoais com o ensino de funcões inorgânicas o tema “má digestão e azia” foi proposto por Uliane, e ela produziu uma unidade de ensino potencialmente significativa(UEPS) denominada "Funções Inorgânicas: Vamos Digerir?".
Esta UEPS apresenta 8 etapas:
Situação inicial (1 Aula)
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.
Situação Problema (1 Aula)
Leitura e discussão do texto "Digestão".
No texto que acabamos de ler, vimos que uma importante parte da digestão ocorre no
estômago com a ação do suco gástrico, sendo formado principalmente de ácido clorídrico. Você conhece essa substância?
Além desse grupo de substâncias (ácido), quais outros grupos você conhece?
O texto também relata que para uma boa digestão é necessário que o suco gástrico atinja
um pH ideal. Você sabe o que é pH?
Porque será que isso acontece?
Revisão (2 Aulas)
Abordagem conceitual sobre acidez, basicidade e escala pH.
Experimento: acidez e alcalinidade dos alimentos.
Processo de ensino (6 Aulas)
Abordagem conceitual sobre teoria da dissociação iônica.
Experimento: condutibilidade elétrica das soluções.
Abordagem conceitual sobre funções inorgânicas.
Nova situação problema (1 Aula)
O que é má digestão?
Quais os sintomas da má digestão?
Você já teve azia ou sensação de queimação no estômago?
Quais os procedimentos que costuma adotar para combater esses distúrbios?
Avaliação da aprendizagem na UEPS (2 Aulas)
Avaliação formativa (questionário).
Encontro final integrador (2 Aulas)
Dinâmica: Jigsaw
Avaliação da própria UEPS
Gostou da UEPS elaborada pela Uliane? Gostaria de aplicar em sua sala de aula?
Universidade de Passo Fundo. Uliane Macuglia (2018).
Nesta atividade, cada aluno é responsável não só pela sua aprendizagem, mas também pela aprendizagem dos demais membros do grupo, esse constituindo o princípio da Aprendizagem Cooperativa.
Ela apresenta 4 momentos distintos:
Grupos de Base
Os alunos são divididos em grupos e discutem o tema "azia e má digestão". Cada aluno do grupo recebe um tipo de antiácido diferente para pesquisar.
Bicarbonato de sódio
Hidróxido de alumínio
Hidróxido de magnésio
Carbonato de cálcio
Grupos de Especialistas
Alunos de diferentes grupos que pesquisaram um mesmo antiácido, se juntam para formar um novo grupo, onde devem pesquisar mais especificamente sobre o aquele antiácido, aprofundando a discussão ao máximo.
Retorno aos Grupos de Base
Cada especialista retorna ao seu grupo de base original e explica o que aprendeu sobre seu antiácido. Neste momento o grupo compartilha o conhecimento adquirido por cada especialista.
Apresentação
Na sequência, cada grupo base deveria sintetizar seus conhecimentos confeccionando um cartaz, que além do entendimento do grupo sobre o tema abordado nas aulas (má digestão e azia), deve conter os antiácidos pesquisados e discutidos pelos especialistas, contemplando as vantagens e desvantagens do uso dos mesmos e a reação de cada uma com o ácido clorídrico presente no suco gástrico.
Comentários