Experimentos de baixo custo para aulas de física

Experimentos de baixo custo para aulas de física no ensino médio
BNCC EM13CNT101; EM13CNT102

Alternativas para solucionar desafios e romper obstáculos

Durante o desenvolvimento de seu mestrado focado no ensino de física, Marilin Celisa Cannavan desenvolveu algumas sequências didáticas contendo experimentos de baixo custo. Um dos fatores que motivaram Marilin foi sua própria experiência docente, e o entendimento de que muitos professores enfrentam a falta de recursos e estrutura adequada para desenvolver atividades deste tipo. O material desenvolvido por ela contém roteiros experimentais, instruções de montagem e sugestões para adaptação de três experimentos que trabalham o tema estruturante materia e energia. Em seu trabalho ela desenvolveu as sequencias didáticas com alunos do 3˚ ano do ensino médio.

Faça o download deste material aqui.

A ideia aqui é desenvolver estas atividades com experimentos demostrativos, que tem como principal característica a habilidade de ilustrar fenômenos físicos, tornando-os menos abstratos e mais perceptíveis. Proporcionando um ambiente de discussão, hipotetização e reflexão que permite aos alunos a elaboração de modelos concretos sobre os conceitos abordados.

Marilin usou Vygotsky como seu referencial pegagógico, ressaltando a importancia interações sociais e a mediação do professor no processo de ensino e aprendizagem.

Mecânica energias

Montanha-russa de papel cartão

Universidade Federal De São Carlos.Foto: Marilin Celisa Cannavan

Esta sequência didática foi desenvolvida ao longo de 4 aulas (50 min cada).

O seguintes conceitos foram trabalhados:

Energia cínetica
Energia potencial
Energia gravitacional
Energia mecânica

Inicialmente os conhecimentos prévios dos alunos foram levantados através de avaliações diagnósticas (questionário).

Simulações digitais do site Phet foram trabalhadas com os alunos. Os alunos forma incentivados a explorar em grupos as simulações "Energy forms and Changes" e "Energy Skate Park:Basics".

Foi realizada uma abordagem téória sobre as diferentes energias.

O professor trabalhou da atividade experimental "Montanha russa de papel cartão".

Para finalizar a sequência didática, uma avaliação diagnóstica em forma de questionário foi realizada.

Física Térmica

Minigerador termoelétrico

Universidade Federal De São Carlos.Foto: Marilin Celisa Cannavan

Esta sequência didática foi desenvolvida ao longo de 4 aulas (50 min cada).

O seguintes conceitos foram trabalhados:

Conteúdos de calor
Materiais condutores e isolante
Transmissão de calor
Leis da termodinâmica

Inicialmente os conhecimentos prévios dos alunos foram levantados através de avaliações diagnósticas (questionário).

En seguida o professor trabalhou a atividade experimental "Minigerador termoelétrico".

Foi realizada uma abordagem téória sobre as leis da termodinâmica e ciclos termodinâmicos.

Com o objetivo de utilizar as leis físicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica, foi trabalhado o funcionamento do Motor de Combustão Interna e seu Ciclo Termodinâmico.

Os alunos realizaram a resolução de questões do enem e discussões em grupo aplicando os conhecimentos abordados ao funcionamento da eolípila, locomotiva a vapor e usinas elétricas (termolelétrica e termonuclear).

Para finalizar a sequência didática, uma avaliação diagnóstica em forma de questionário foi realizada.

Eletromagnetismo

Gerador de Indução Eletromagnética

Universidade Federal De São Carlos.Foto: Marilin Celisa Cannavan

Esta sequência didática foi desenvolvida ao longo de 4 aulas (50 min cada).

O seguintes conceitos foram trabalhados:

Campo magnético de um imã
Campo magnético em um fio retilíneo
Polos magnéticos na espira
Fluxo magnético
Variação do fluxo
Lei de Lenz

Inicialmente os conhecimentos prévios dos alunos foram levantados através de avaliações diagnósticas (questionário).

Em um segundo momento o professor trabalhou simulações digitais do site Phet com os alunos. Os alunos forma incentivados a explorar em grupos "Magnets and Eletromagnets" e "Faraday's Law".

Os alunos participaram da atividade experimental "Gerador de Indução Eletromagnética".

O professor realizou uma abordagem téória sobre o experimento de Oersted e a Lei de Henz.

Os alunos revolveram questões do enem e realizaram discussões em grupo buscando aplicar os conhecimentos adquiridos em discussões sobre energia, meio ambiente e humanidade.

Para finalizar a sequência didática, uma avaliação diagnóstica em forma de questionário foi realizada.

Comentários