ChemMend: Jogo da tabela periódica

Jogo de cartas para ensinar sobre a tabela periódica
Aprendendo sobre a tabela periódica

Memorizar nunca mais!

Vicente Martí-Centelles desenvolveu um jogo para o aprendizado da tabela periódica chamado de ChemMend.

Uma das principais desvantagens dos métodos tradicionais en relação ao ensino da tabela periódica é a falta de motivação apresentadas pelos alunos frente a ideia de memorizar a posição dos elementos e a correlação entre simbolos e nomes. Segundo Vicente a busca por metodologias educacionais criativas para envolver os alunos em um aprendizado interativo e agradável pode resolver esse problema.

Aqui os jogos aparecem como uma ferramenta para estimular os alunos a aprender de maneira mais dinamica e divertida.

O ChemMend é um jogo de cartas que permite aos alunos se familiarizar com a tabela periódica. Para jogar os alunos têm que rever mentalmente o período e o grupo de um elemento durante o jogo, e portanto, isso pode permitir que os alunos aprendam a posição de todos os elementos da tabela periódica.

ChemMend é um jogo de cartas semelhante ao UNO, que pode ser jogado por 2 a 10 jogadores. O principal objetivo deste jogo é melhorar a habilidade dos alunos em interpretar a tabela periódica.

Jogando o jogo

Instruções e regras

J. Chem. Educ. 2014, 91, 6, 868–871.

As cartas do jogo são divididas em:

Cartas Químicas (90)
Contém o símbolo de cada elemento da tabela periódica
Cartas não Químicas (27)
Caveira: faz perder a vez para o jogador da direita, e o próximo jogador pode continuar com o jogo.
Reação de equilíbrio: (⇄) muda a direção do jogo do sentido horário para o anti-horário e vice-versa.
Mendeleiev: permite ao jogador escolher um novo período ou grupo para o próximo jogador no jogo.
Ionização de elétrons: o próximo jogador deve pegar uma ou duas cartas de acordo com o número de elétrons envolvidos (uma carta para -1 ou duas cartas para - 2).

Para iniciar o jogo, cada jogador pega uma carta; a pessoa com o número atômico mais alto é o negociante.

Cartões não químicos contam como zero. As cartas de jogo são distribuídas para cada jogador (seis cartas para cada jogador no sentido anti-horário).

As cartas restantes são colocadas viradas para baixo no meio da mesa (pilha) e, finalmente, a carta do topo da pilha é virada (carta de referência) e colocada adjacente à pilha. Esta carta é a primeira da pilha de descarte.

O jogador à direita do dealer começa o jogo e deve colocar uma de suas cartas na carta de referência. A carta jogada deve ter o mesmo grupo ou período ou deve ser um curinga.

Cada jogador deve seguir as instruções de uma carta não química (pular um turno, comprar cartas ...) do jogador anterior.

Quando um jogador tem apenas uma carta restante em sua mão, ele deve dizer em voz alta “ChemMend”. Se o jogador se esquecer de dizer “ChemMend” e outro jogador o pegar, o jogador que esqueceu de dizer “ChemMend” deve retirar duas cartas da pilha.

O objetivo do jogo é terminar as cartas o mais rápido possível, para que o jogador que primeiro se livrar de todas as suas cartas ganhe o jogo.

Quer jogar o ChemMend?

Para baixar as cartas do jogo clique aqui.

Para baixar o tabuleiro do jogo clique aqui.

Comentários